sábado, 12 de outubro de 2013

12º - Ma Chérie

Sábado, dia das crianças... Sábado muito preguiçoso, vamos confessar!

Bom, hoje resolvi falar de um perfume infantil que está há anos aí no mercado e continua encantando gerações. Trata-se da linha infantil Ma Chérie, d'O Boticário.

A história começa em 1995. É lançada a primeira versão de Ma Chérie, totalmente voltada para o público infanto-juvenil. O frasco era a mesma ânfora que engarrafava a maioria das colônias da marca naquele período. O sucesso foi imediato. Para mim, foi um período inesquecível. Recordo-me que foi o primeiro perfume da minha irmã que não tivesse ligação com a Xuxa, rs.

No início, a colônia foi comercializada no frasco ânfora miniatura, símbolo máximo do Boticário, contendo 50 ml. Pouco tempo depois, percebendo a necessidade de diferenciar o produto, o boticário encomendou a designer Tereza Zagonel uma nova embalagem conceito para o produto.  
Porém, logo em seguida, ainda em meados dos anos 90, O Boticário desenvolveu uma nova embalagem e expandiu a linha. Foi lançado Shampoo, Condicionador, Sabonete líquido e em barra e um desodorante cremoso, todos com a fragrância Ma Chérie. Além disso, duas novas colônias foram lançadas: Ma Chérie Star e Ma Chérie Amie. O Sucesso foi monstruoso e logo os produtos passaram a ser opções frequentes como presentes de aniversários, dia das crianças e natal.

Tanto sucesso rendeu ao Boticário o Prêmio Oscar L'Emballage do Instituto Francês de Embalagem e Acondicionamento, em 1998. O novo frasco de Ma Chérie, aliás, foi um marco na perfumaria nacional. Criado em um formato que lembra um 'João Bobo', a idéia era fazer com que o mesmo balançasse, oscilasse... lembrando a transição da infância para a vida adulta, ou melhor, para a adolescência, período de grandes transformações na vida de uma mulher.

O novo frasco de Ma Chérie, desenvolvido pela designer Tereza Zaconel, retrata as nuances e oscilações do período de transição da fase infantil para a fase jovem e posteriormente adulta. A mudança de embalagem deu todo um diferencial ao produto, cuja saída em vendas chegou a subir em mais de 300%. A embalagem contém uma grande salada de referências. Tereza conta que chegou a se inspirar em um "João Bobo" e em um frasco de temperos. O trabalho rendeu o prêmio Oscar L'Emballage 98, que o Boticário viria a ganhar de novo em 2000 com o lançamento de Carpe Diem.

Pouco tempo depois, as versões Star e Amie de Ma Chérie deixaram de existir e até o presente momento nunca mais deram "as caras" de novo. Houve então o lançamento de Ma Chérie Jeans. Usando os mesmos conceitos gráficos dos produtos anteriores, Ma Chérie Jeans passa a ser oferecido também para meninos. A coloração azul da colônia dá realce a esse conceito unissex proposto pela marca. Porém, falaremos mais profundamente sobre o Ma Chérie Jeans em breve.

Com o aumento das vendas de Ma Chérie, o Boticário logo tratou de expandir a linha. Foram criadas além de Shampoo, Sabonetes, Condicionadores e etc, duas novas fragrâncias: Ma Chérie Amie e Star. Ambas foram descontinuadas há muito tempo e nunca mais apareceram no portfólio da empresa. Ma Chérie Star surgiu em 1998 enquanto Ma Chérie Amie foi criada em 2000.


Ma Chérie Star fez bastante sucesso. Era uma variação da colônia Ma Chérie, assim como a versão Amie.
A única variação de Ma Chérie que permaneceu no mercado foi Ma Chérie Jeans. Surgiu pouco tempo após a saída do mercado das versões Amie e Star, por volta de 2004.


A fim de estreitar os laços com as jovens consumidoras, O Boticário criou uma central de relacionamentos específica para Ma Chérie. Tal estratégia já havia sido utilizada anteriormente com a Deo Colônia Thaty. Destinado principalmente às meninas na faixa dos 12 anos de idade, a empresa enviava regularmente aos cadastrados material institucional. O Clube de Relacionamento Amiga Ma Chérie chegou a ter mais de 30 ml cadastrados.

À respeito do perfume: Uma Delícia. Fragrância leve, descontraída. Apesar de voltada para o público infanto-juvenil pode ser utilizada por qualquer mulher. É uma deliciosa lavanda. A família olfativa é Lavanda Floral Musk. As notas de topo são Lavanda. As notas médias são constituídas por Angelica e Amalfi Lemon. E as notas de base são Musk, Virginia Cedar e Ambar. Fragrância delicada!!!

Capa da amostra grátis de Ma Chérie, como parte da minha coleção de amostras. Data de 2006.

Frasco da Amostra Grátis Ma Chérie. Contém 1,8 ml, tendo a maior parte evaporado. =D


Comercial do dia dos namorados de 1996. Ma Chérie foi destaque entre os demais produtos.



13 comentários:

  1. kkkkk os preços mudaram muuuito!!!

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  2. #oBoticario #boticario
    Queremos o Ma Chérie Amie de volta!!!!!!!

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    1. COM CERTEZAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! ELE LEMBRA ALGUM OUTRO PERFUME?

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  3. Queremos todos perfumes da MaCherrie de Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, alguém aí nos ouça e reivindica, queremos esse perfume de volta nas prateleiras da Boticário ...
    É pedir muito ????? COMO FICA A HISTÓRIA DE QUE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, OUVIU BOTICÁRIO? ???

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  4. Queremos todos perfumes da MaCherrie de Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, alguém aí nos ouça e reivindica, queremos esse perfume de volta nas prateleiras da Boticário ...
    É pedir muito ????? COMO FICA A HISTÓRIA DE QUE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, OUVIU BOTICÁRIO? ???

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  5. Queremos todos perfumes da MaCherrie de Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, alguém aí nos ouça e reivindica, queremos esse perfume de volta nas prateleiras da Boticário ...
    É pedir muito ????? COMO FICA A HISTÓRIA DE QUE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, OUVIU BOTICÁRIO? ???

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  6. queremos a fragrância ma cherri de volta

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  7. Na cherrrie amie de voltaaaa, Plss!!!

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  8. Quero de volta o ma cherie amie... pfv

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  9. Quero o na Cherie amie de volta!!!! Por favor. O melhor perfume de todos.

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  10. saudades de todos, mas atualmente na perfumaria de modo geral, não tem nenhum cheiro que lembra o Ma cherie STAR !!! volta ma cherie star!!!

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